Ferramentas de visualização de dados: Tableau vs Power BI

Conheça duas das principais ferramentas utilizadas para a visualização de dados: Power BI e Tableau.


A visualização de dados é algo essencial se tratando de estratégia e inteligência de negócios, o objetivo principal é transferir rapidamente informações da máquina para o cérebro humano, não apenas com eficiência, mas também da maneira mais significativa possível. Portanto, não é só o valor estético de uma visualização que conta, mas a clareza da mensagem que ela transmite.

Sabemos que existem diversas ferramentas no mercado que irão nos auxiliar nesse sentido, nos ajudando a enriquecer, armazenar e visualizar todos os tipos de dados para uma análise e tomada de decisão mais precisa e assertiva.

Se você ainda estiver considerando opções de ferramentas para visualização de dados no seu projeto, neste artigo, selecionamos duas das mais utilizadas: Power BI e Tableau, para fazermos uma comparação e fornecer algumas informações que possam te ajudar em sua escolha.

 

Visão Geral

O Power BI é uma ferramenta focada em análises de negócio, desenvolvida pela Microsoft. É amplamente utilizada para visualização de dados voltados para a inteligência de negócios. Possui uma interface simples, onde você pode começar a criar instantaneamente seus próprios painéis e relatórios. É possível integrar facilmente com outras ferramentas Microsoft como Azure e Excel para importação dos dados, se tornando uma boa escolha se você já utiliza esse ecossistema.

O Tableau se especializou em fornecer belas representações visuais dos dados, com ele, os dados originais podem ser perfeitamente condensados em um formato gráfico de fácil compreensão. Entretanto, boa parte da sua publicidade é focada em ambientes corporativos com engenheiros de dados e orçamentos maiores. Ele possui uma versão gratuita, mas com recursos limitados. Quanto mais você paga, mais você pode usufruir do Tableau, como por exemplo, realizar a importação de dados de outras plataformas.

 

Visualização dos Dados

Se você está procurando por uma aplicação para visualização de dados personalizável então o Power BI é uma boa opção, ele te permite importar os dados e oferece um kit de desenvolvimento para converter dados de múltiplas fontes em relatórios e dashboards interativos.

Já quando se trata do Tableau, para planilhas ou dashboards, você obtém uma abordagem mais simples e organizada, na maior parte das vezes ele é usado para representar grandes conjuntos de dados provenientes de diversas fontes e possui uma funcionalidade adicional de detalhamento.

 

Performance

Cada grupo ou espaço de trabalho pode lidar com até 10 GB de dados no Power BI e mais de 10 GB de dados na nuvem ou Azure. Quanto ao Tableau, ele funciona na estrutura colunar, o que permite que valores exclusivos sejam armazenados para cada coluna, e este tipo de organização permite que milhares de registros ou linhas sejam buscados rapidamente. De forma geral, o Tableau escala melhor para conjuntos de dados maiores e oferece aos usuários melhores recursos de detalhamento. Ele permite, por exemplo, alternar entre as visualizações“on-the-fly”.

 

Usabilidade

Power BI tem acesso a dados em tempo real, o que possibilita às equipes reagirem e interagirem instantaneamente às mudanças de negócios apresentadas na ferramenta. Considerando que o acesso a dados em tempo real é para onde a maioria dos produtos SaaS estão caminhando, o Power BI certamente tem uma vantagem aqui. Além disso, a ferramenta possui um recurso muito prático de arrastar e soltar itens, e foi construída para que até mesmo os usuários mais inexperientes consigam fazer análises e descobertas de dados sem muito conhecimento prévio.

Já o Tableau possui características tão poderosas quanto o Power BI, porém um pouco menos intuitivas. Ele oferece extrações e recursos de consulta em tempo real, o que é particularmente útil para analistas de dados. A empresa segue uma linha de “manter o foco nas perguntas”. A interface usa uma tabela no estilo arrasta e solta para fazer indagações sobre os dados. Você coloca os tipos de dados para os eixos x e y, em seguida, o Tableau cria instantaneamente sua visualização. Apesar da aparência um tanto desordenada da UX, o Tableau é fácil de usar, contanto que você esteja familiarizado com seus conjuntos de dados ou esteja disposto a passar algum tempo estudando.

 

Preço

De forma geral o Power BI possui um preço mais barato que o Tableau, com uma versão grátis, inscrição mensal e uma versão premium escalável. Além disso, a forma como o Power BI é configurado no ecossistema Microsoft o torna bastante acessível, especialmente para as empresas que já investiram também em outros softwares Microsoft.

A precificação do Tableau é um pouco mais confusa, o preço atual é um sistema em camadas que distingue entre conexões de arquivos e de aplicativos de terceiros. Se você já possui muitos dados em planilhas e não se importa em gastar um tempo exportando seus dados de ferramentas externas para arquivos antes de carregá-los no Tableau, o preço por usuário é bastante razoável, mas ainda mais alto do que o Power BI. Agora, se você desejar conexões diretas com seus aplicativos de terceiros, como Marketo, Google Analytics, Hadoop ou qualquer produto da Microsoft, você precisará pagar pela edição Professional.

 

Conclusões

Ao comparar o Power BI com o Tableau, você realmente precisa pensar em quem usará essas ferramentas. O Power BI foi desenvolvido para o usuário comum, não necessariamente um analista de dados. A interface possui mais de recursos de arrastar e soltar que são intuitivos para ajudar as equipes a construir suas visualizações.

O Tableau é igualmente poderoso, mas a interface não é tão intuitiva, o que o torna mais difícil de usar e aprender. Aqueles com experiência em análise de dados terão menos problemas para limpar e transformar dados em visualizações, mas aqueles que estão apenas começando a trabalhar provavelmente se sentirão sobrecarregados para aprender um pouco de ciência de dados antes de conseguir fazer suas visualizações.

No geral, sabemos que o Power BI possui maior facilidade de uso, mas o Tableau possui mais velocidade e recursos. Para as empresas menores com recursos financeiros e humanos limitados é recomendável começar com o Power BI, especialmente se já investem em produtos Microsoft. No entanto, empresas de médio e grande porte que priorizam a análise de dados e têm capital humano com conhecimento prévio ficarão melhores com o Tableau.

Por fim, Power BI e Tableau não são as únicas ferramentas populares para a visualização de dados, se você não se identificou com nenhuma delas não se preocupe, certamente existem outras opções a serem consideradas, o mundo da análise de dados está se movendo rapidamente, com novos participantes chegando ao mercado e marcas estabelecidas absorvendo empresas menores e mais novas a cada dia.

Se Inscreva Na Nossa Newsletter Tenha Acesso Aos Melhores Artigos